UOL Notícias Notícias
 

27/02/2010 - 16h35

Obama oferece ajuda ao Chile e alerta Havaí por tsunami

Washington

O presidente americano, Barack Obama, disse hoje que os Estados Unidos têm recursos e estão prontos para enviá-los ao Chile, e pediu aos habitantes do Havaí e da costa oeste que se preparem para a chegada do tsunami.

 

  • Jose Luis Saavedra/Reuters

    Equipes de resgate procuram sobreviventes entre escombros de um complexo de apartamentos que desabou parcialmente na cidade de Concepción durante tremor que atingiu o Chile

Em declarações à imprensa na Casa Branca, Obama explicou que entrou em contato com a presidente chilena, Michelle Bachelet, para oferecer a ajuda americana em resgate e reconstrução.

O presidente disse que o país se prepara para a chegada de um possível tsunami e exigiu aos americanos que prestem atenção nas diretrizes das autoridades locais.

O terremoto gerou um maremoto no Oceano Pacífico, que já atingiu partes do litoral do Chile, da Ilha de Páscoa e das Ilhas Galápagos.

Mortos em terremoto passam de 140 no Chile; saiba mais

Nos EUA, está previsto que o território mais afetado seja o Havaí, mas Obama também sugeriu que os habitantes da costa oeste sigam as instruções das autoridades.

O Governo americano deixou no ar a visita ao Chile da secretária de Estado, Hillary Clinton, que deveria chegar a Santiago nesta segunda-feira.

O terremoto aconteceu hoje às 3h36 (na hora local e em Brasília) com epicentro na região de Bío-Bío, a 500 quilômetros de Santiago e a 90 quilômetros da capital regional, Concepción.

O Governo chileno confirmou pelo menos 147 mortos na tragédia. O sismo chegou a ser sentido em alguns bairros de São Paulo e teve 8,8 graus de magnitude na escala Richter, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, em inglês).

O terremoto gerou um tsunami no Oceano Pacífico que chegará ao Havaí pouco depois das 18h (Brasília), como informou a Administração Nacional de Atmosfera e Oceanos (NOAA, na sigla em inglês).

A NOAA emitiu ainda um alerta de tsunami para uma ampla área do Pacífico, incluindo México, Peru, Equador, Nova Zelândia, Austrália, Rússia, Indonésia, Japão e Filipinas, além do Chile.

 

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h19

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h22

    -0,45
    63.797,72
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host