UOL Notícias Notícias
 

27/02/2010 - 18h33

Presidente português se diz consternado por terremoto no Chile

Lisboa, 27 fev (EFE).- O presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, enviou hoje uma mensagem à presidente do Chile, Michelle Bachelet, em que se diz "profundamente consternado pelos trágicos efeitos" do terremoto desta madrugada.

"Quero apresentar a vossa excelência, em nome do povo português e do meu próprio, os sentimentos de nosso profundo pesar", afirma no texto.

Na mesma nota, Cavaco pede a Bachelet que transmita às famílias prejudicadas "sinceras condolências".

O terremoto aconteceu hoje às 3h36 (na hora local e em Brasília) com epicentro na região de Bío-Bío, a 500 quilômetros de Santiago e a 90 quilômetros da capital regional, Concepción.

O sismo chegou a ser sentido em alguns bairros de São Paulo e teve 8,8 graus de magnitude na escala Richter, segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, em inglês).

Foi gerado um tsunami no Oceano Pacífico que chegará ainda hoje ao Havaí, como informou a Administração Nacional de Atmosfera e Oceanos (NOAA, na sigla em inglês).

A NOAA emitiu ainda um alerta de tsunami para uma ampla área do Pacífico, já retirado em muitos países pelas autoridades locais.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host