UOL Notícias Notícias
 

27/02/2010 - 05h20

Terremoto matou pelo menos uma pessoa no Chile

Santiago do Chile, 27 fev (EFE).- Pelo menos uma pessoa morreu na Região da Araucanía, centro do Chile, em decorrência do terremoto que atingiu hoje o país, segundo os primeiros dados do Escritório Nacional de Emergência (ONEMI, pela sigla em espanhol).

Segundo dados do ONEMI, citados pela "Rádio Cooperativa", uma pessoa morreu depois de ser atingida por um muro que caiu na região de Araucanía.

O terremoto de 8,3 graus da escala Richter, com epicentro no mar, atingiu hoje a região central do Chile, a cerca de 300 quilômetros a sul da capital, segundo dados do Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês).

O chefe do ONEMI, Oswaldo Malsandi, afirmou que o abalo aconteceu às 03h26 pelo horário local (mesmo horário em Brasília) e teve epicentro a 90 quilômetros da cidade de Concepción.

Dois outros abalos de menor intensidade foram registrados momentos depois, segundo Malsandi.

O USGS assinalou que o epicentro do tremor estava no mar, a 59,4 quilômetros de profundidade, e por isso foi emitido um alerta de tsunami para Chile e Peru, assim como outro alerta "em grau de vigilância" para o Equador.

O serviço de energia elétrica e as comunicações estão cortados nas regiões de Santiago e Valparaiso, e foram registrados danos internos em edifícios.

Muitas pessoas estão nas ruas, e também há um grande movimento de automóveis na capital chilena. Vários encanamentos foram atingidos, e por isso em alguns lugares falta água potável.

Equipes de bombeiros percorrem as ruas de Santiago e dão instruções à população com ajuda de megafones.

As primeiras informações indicam que o terremoto foi sentido ao longo do Chile, desde a região de Antofagasta, norte do país, até Los Lagos, no sul.

Segundo a imprensa argentina, o abalo também foi sentido na região central do país e em algumas zonas de Buenos Aires.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host