UOL Notícias Notícias
 

28/02/2010 - 20h03

Bombeiros resgatam 26 sobreviventes em Concepción, no Chile

Concepción

População é flagrada saqueando um supermercado em Concepción um dia após o terremoto que deixou pelo menos 2 milhões de desabrigados

Bombeiros especialistas em resgates conseguiram hoje retirar com vida 26 pessoas dos escombros de um prédio que desabou na cidade chilena de Concepción pelo terremoto de 8,8 graus na escala Richter que no sábado matou ao menos 708 pessoas e deixou mais de 2 milhões de desabrigados.

Assim o informou à Agência Efe Juan Subercasseaux, um dos analistas, que há uma semana retornou do Haiti, onde colaborou na busca de vítimas do terremoto que em 12 de janeiro deixou milhares de mortos.

Número de mortos pelo terremoto no Chile passa de 700, diz presidente

"Estamos diante de uma emergência", disse Bachelet no palácio presidencial. A presidente ordenou a retomada nas próximas horas dos voos nacionais e internacionais no país que foram suspensos por causa do terremoto


Também foram resgatados seis corpos de um prédio de 14 andares, que desabou e ficou reduzido a um amontoado de escombros que equivale a uma altura de três andares.

Subercasseaux, do Corpo de Bombeiros do setor de Ñuñoa, calculou que entre 60 e 80 pessoas continuam ainda entre as ruínas do imóvel, que ficou pronto no ano passado.

Segundo ele, devem existir mais sobreviventes, já que as características da construção sugerem a existência de espaços em que as pessoas poderiam permanecer com vida.

Os bombeiros, que no Chile são voluntários, viajaram para Concepción a partir de Santiago nas primeiras horas deste domingo.

 

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host