UOL Notícias Notícias
 

01/03/2010 - 11h23

Hillary vai se reunir com Cristina em Buenos Aires

Buenos Aires, 1º mar (EFE).- A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, viajará hoje a Buenos Aires para se reunir com a presidente argentina, Cristina Fernández, após sua passagem pelo Uruguai para assistir à posse de José Mujica, informaram à Agência Efe fontes do Governo argentino.

Hillary passará a noite em Buenos Aires e amanhã seguirá para o Chile, disseram porta-vozes da Chancelaria argentina.

A chefe da diplomacia americana, que acaba de chegar a Montevidéu para assistir à posse de Mujica, modificou a agenda de sua viagem pela América do Sul, que inicialmente previa uma reunião com Cristina Fernández nesta segunda-feira, mas na capital uruguaia, após a transferência de poder nesse país.

"A secretária de Estado virá a Buenos Aires por iniciativa própria", disseram as fontes ouvidas, que revelaram que o chanceler argentino, Jorge Taiana, conversou com altos funcionários dos Estados Unidos para confirmar a visita.

Hillary se reunirá com Cristina às 19h30 (de Brasília), na sede do Governo argentino. O encontro acontece depois da polêmica gerada pelos comentários da presidente sobre a política de Barack Obama para a América Latina.

Embora a agenda da reunião não tenha sido divulgada, fontes do Governo argentino ouvidas pela Efe disseram que é possível que Cristina converse com Hillary sobre o amplo apoio que a Argentina obteve durante a última Cúpula de Grupo do Rio, realizada Cancún (México), na disputa que mantém com o Reino Unido pela soberania das ilhas Malvinas.

Por sua vez, o subsecretário dos EUA para a América Latina, Arturo Valenzuela, antecipou que o encontro vai focar "temas internacionais e bilaterais", mas não tocará no assunto do arquipélago sul-americano, a respeito do qual o Governo americano se declarou "neutro" e a favor do diálogo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host