UOL Notícias Notícias
 

01/03/2010 - 19h41

Lula chega ao Chile para expressar solidariedade a Bachelet

Brasília, 1 mar (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou hoje a Santiago para se reunir com sua colega chilena, Michelle Bachelet, dois dias depois do terremoto que atingiu as regiões central e sul do Chile.

Lula chegou à capital chilena junto com o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, após comparecerem em Montevidéu à posse de José Mujica como presidente do Uruguai.

Lula é o primeiro chefe de Estado a chegar ao Chile após o terremoto de sábado, que até o momento deixou 723 mortos. Ele chega ao Chile um dia antes da secretária de Estado americana, Hillary Clinton.

Está previsto que os dois líderes tenham uma breve reunião e que Lula retorne ao Brasil ainda nesta noite.

O Brasil já ofereceu o envio de um hospital de campanha e de pessoal especializado em resgates para colaborar com as atividades de socorro ao Chile.

Em seu programa de rádio semanal "Café com o Presidente", Lula disse hoje que o Brasil será tão solidário com o Chile como foi com o Haiti, após o terremoto de 12 de janeiro, que deixou 217 mil mortos na nação caribenha.

"Podem estar seguros de que o Brasil será novamente solidário com o povo chileno e com qualquer outro povo que sofra uma catástrofe", afirmou Lula.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    13h09

    0,26
    3,288
    Outras moedas
  • Bovespa

    13h18

    -0,62
    62.866,96
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host