UOL Notícias Notícias
 

01/03/2010 - 17h41

Lula, Hillary e Uribe não ficam para festa popular de Mujica

Montevidéu, 1 mar (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seu colega colombiano, Álvaro Uribe, e a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, não ficaram em Montevidéu para a cerimônia popular de posse de José Mujica como governante do Uruguai.

O trio compareceu apenas ao ato solene de posse e não assistiu à entrega da faixa presidencial por Tabaré Vázquez a Mujica, em evento que se transformou em uma autêntica festa popular na qual o novo presidente uruguaio quebrou o protocolo.

Segundo fontes do Governo brasileiro, Lula viaja rumo ao Chile para se reunir com a presidente do país, Michelle Bachelet, e oferecer colaboração após o terremoto do último sábado, cujo saldo provisório é de 723 mortos e 19 desaparecidos.

Já Hillary seguiu para Buenos Aires, onde terá ainda hoje uma reunião com a presidente argentina, Cristina Fernández de Kirchner.

Amanhã, a secretária de Estado americana visita o Chile, como parte de uma viagem pela América Latina que a levará também ao Brasil, Guatemala e Costa Rica.

Uribe, que foi o primeiro presidente a chegar a Montevidéu, ontem, e a se reunir com Mujica, hoje de manhã, foi outra marcante ausência na cerimônia popular em Montevidéu.

Uribe preferiu manter a discrição na capital uruguaia e não falou, pelo menos em público, com o presidente venezuelano, Hugo Chávez.

Além disso, o colombiano evitou comentar a acusação de um juiz espanhol sobre a suposta relação do Governo de Caracas com a organização terrorista ETA e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Estiveram presentes à cerimônia popular de posse de José Mujica, realizada na Praça da Independência de Montevidéu, os presidentes do Paraguai, Fernando Lugo; da Venezuela, Hugo Chávez; da Bolívia, Evo Morales; da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, e do Equador, Rafael Correa, além do príncipe Felipe de Borbón, herdeiro da Coroa espanhola.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host