UOL Notícias Notícias
 

01/03/2010 - 11h05

Lula promete ao Chile mesma ajuda dada ao Haiti

Rio de Janeiro, 1º mar (EFE).- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que, embora o Chile seja um país mais rico e mais preparado para enfrentar um terremoto, o Brasil será tão solidário ao país andino como fez com o Haiti.

"Vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para sermos solidários com o Chile como estamos sendo solidários com o Haiti", disse o governante brasileiro em seu programa de rádio semanal, o "Café com o Presidente".

Lula afirmou ainda que a ajuda do Brasil dependerá das necessidades chilenas e da conversa que terá com a presidente do Chile, Michelle Bachelet, com a qual ainda não conseguiu falar devido ao não funcionamento das linhas telefônicas.

"Obviamente que tudo vai depender da conversa com a presidente nos próximos dias, mas vamos enviar nossas equipes para discutir sobre o que eles precisam. Podem ter certeza de que, de novo, o Brasil será solidário com o povo chileno e com qualquer outro povo que sofrer uma catástrofe", afirmou.

"O Chile tem a vantagem de ser um país mais estruturado. É um país que, historicamente, vive com terremotos, por isso tem uma Defesa Civil mais preparada. É um país mais rico e com construções mais sólidas, mas, no que for necessário, seremos solidários", acrescentou.

Sobre o Haiti, país no qual esteve na semana passada, Lula disse que o Brasil pretende conversar com outros países sobre a necessidade de reconstrução da nação caribenha.

"O Brasil decidiu, junto com a Unasul (União de Nações Sul-americanas), fazer uma doação de US$ 100 milhões, proporcional à população e ao PIB de cada país. Vamos conversar com os países doadores para trabalhar na recuperação", disse.

"Mas, para ser sincero, é necessário quase que construir um outro país, especialmente a partir da capital. Penso que precisaremos de muita solidariedade e muito trabalho para que conseguirmos recuperar o Haiti definitivamente e fazer com que aquele povo viva com mais dignidade, com mais cidadania", acrescentou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host