UOL Notícias Notícias
 

01/03/2010 - 17h28

Ministros de Mujica tomam posse no Uruguai

Montevidéu, 1 mar (EFE).- Os 13 ministros que formarão o gabinete do novo presidente uruguaio, José Mujica, entre os quais há duas mulheres e dois ex-guerrilheiros Tupamaros como ele, tomaram posse hoje perante o novo governante, no primeiro ato oficial do líder após receber a faixa presidencial.

Em cerimônia sem precedentes, por ser cumprida ao ar livre na Praça Independência, no centro de Montevidéu e em frente à sede da Presidência, os ministros assinaram a ata de posse e receberam a saudação do líder.

Presidentes de vários países da América do Sul e milhares de uruguaios que se aglomeraram na praça central assistiram às cerimônias de posse do novo Governo.

Entre os novos ministros, estão dois que foram companheiros de guerrilha de Mujica no Movimento de Libertação Nacional (MLN-Tupamaros), Eduardo Bonomi, seu braço direito, que assumiu como ministro do Interior, e Luis Rosadilla, novo titular do Ministério da Defesa Nacional.

"Pepe" Mujica, como é conhecido o novo presidente, tem 74 anos e passou 13 anos preso em duras condições antes e durante a ditadura militar do Uruguai (1973-1985).

Bonomi, ex-ministro do Trabalho e Seguridade Social, e Rosadilla, padeiro de profissão e ex-legislador, também estiveram presos.

Os ministros assumirão os cargos amanhã. Segundo fontes oficiais, Mujica estará presente em cada uma das cerimônias de posse.

Mujica se tornou hoje o segundo presidente de esquerda na história do Uruguai ao receber a faixa presidencial das mãos de Tabaré Vázquez, da Frente Ampla como ele.

Lista de ministros designados por Mujica: - Relações Exteriores: Luis Almagro - Economia e Finanças: Fernando Lorenzo - Interior: Eduardo Bonomi - Pecuária, Agricultura e Pesca: Tabaré Aguerre - Defesa Nacional: Luis Rosadilla - Saúde Pública: Daniel Olesker - Desenvolvimento Social: Ana Vignoli - Indústria, Energia e Mineração: Roberto Kreimerman - Trabalho e Seguridade Social: Eduardo Brenta - Educação e Cultura: Ricardo Ehrlich - Turismo e Esporte: Héctor Lescano - Transporte e Obras Públicas: Enrique Pintado - Habitação, Ordenamento Territorial e Meio Ambiente: Graciela Muslera.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host