UOL Notícias Notícias
 

01/03/2010 - 15h15

Unesco oferece ajuda em reconstrução do Chile

Paris, 1 mar (EFE).- A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) lamentou hoje "as mortes e destruições" causadas pelo terremoto de sábado no Chile, e disse estar disposta a ajudar nos trabalhos de reconstrução.

"O terremoto que atingiu o Chile é outro angustiante exemplo da nossa vulnerabilidade diante dos desastres naturais e da necessidade de aumentar a vigilância e a preparação para combatê-los", afirmou a diretora geral da Unesco, Irina Bokova.

Bokova assinalou em comunicado que é necessário melhorar as medidas de prevenção, especialmente "para as comunidades que vivem em zonas litorâneas de alto risco".

A diretora geral da Unesco lembrou que, apesar de o Sistema de Alarme contra Tsunamis no Pacífico ter previsto a trajetória e o tamanho das ondas, não foi possível ajudar os que moravam "em pontos do litoral chileno que estavam mais próximos do epicentro".

Bokova reconheceu também "a rapidez das ações empreendidas pelas autoridades nacionais dos Estados banhados pelo Pacífico", já que sua resposta aos alertas "demonstra que um planejamento de redução do risco de desastres pode ser eficaz e que devemos seguir intensificando nossos esforços neste âmbito".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host