UOL Notícias Notícias
 

02/03/2010 - 17h03

Autoridades do Iraque se dizem satisfeitas com preparativos para eleições

Agustín de Gracia.

Bagdá, 2 mar (EFE).- A Comissão Eleitoral do Iraque demonstrou satisfação hoje com os preparativos para as eleições legislativas do próximo domingo e afirmou hoje que o processo do pleito "segue sem problemas até agora".

O Iraque elege no domingo um novo Parlamento do qual sairá a coalizão governante. A votação terá lugar em meio a um forte esquema de segurança devido ao temor de que grupos terroristas cumpram ameaças de boicotar o processo.

"Terminamos toda a preparação para esta eleição, dentro e fora do Iraque", disse o vice-presidente da Comissão Eleitoral, Qasim al Abudi, em entrevista à Agência Efe.

As eleições parlamentares serão o ponto final de um complexo processo político marcado por diferenças sobre a lei eleitoral, a distribuição das cadeiras que correspondem a cada província e até sobre a data da votação.

Mais recentemente, as divisões se centraram na proibição de 50 candidaturas a deputado por supostos vínculos com o regime de Saddam Hussein.

Três datas foram definidas para a votação, finalmente marcada para 7 de março, fora do prazo fixado pela Constituição. Entretanto, segundo Abudi, "tudo está em harmonia com a Constituição" e tanto o Parlamento como a Suprema Corte do Iraque deram seu sinal verde.

Os 18,9 milhões de iraquianos convocados às urnas poderão votar em 50 mil urnas instaladas em quase nove mil centros de votação distribuídos dentro do país e em outras 16 nações onde há emigrantes iraquianos.

Abudi informou que todos os materiais para a votação já chegaram ao Iraque e aguardam para serem distribuídos nos diferentes centros de votação.

"Também superamos os problemas de financiamento, e já chegou todo o dinheiro de que precisávamos para cobrir todas as despesas", acrescentou Abudi, que calculou o financiamento necessário para o pleito em US$ 180 milhões.

Esta será a terceira eleição parlamentar no Iraque desde a queda de Saddam Hussein. A primeira aconteceu em dezembro de 2005.

Desta vez, os desafios são maiores. Há listas abertas, que permitirão aos eleitores escolher um partido, uma coalizão ou um candidato, dentro das cotas atribuídas às 18 províncias.

Cerca de seis mil candidatos disputam as eleições neste domingo. O primeiro-ministro, Nouri al-Maliki, é um dos favoritos, mas analistas dizem que sua vitória não está garantida.

O processo eleitoral esteve marcado nos últimos meses pelas divergências surgidas depois que uma comissão dedicada a eliminar da política iraquiana antigos representantes do regime de Saddam Hussein pedisse a suspensão de 511 candidaturas.

Apesar da presença de sunitas e xiitas na lista, as figuras políticas mais importantes afetadas pela medida eram sunitas, o que pôs em dúvida a limpeza de um processo eleitoral em um país cuja classe política é de maioria xiita.

Uma revisão da decisão permitiu a apresentação de 26 candidatos, enquanto 145 tiveram a proibição confirmada. Entretanto, os outros terão seu destino decidido só depois do pleito e caso sejam eleitos.

Embora dirigentes políticos achem que este assunto afetará gravemente o período posterior às eleições, Abudi diz não acreditar em explosões de violência devido às rivalidades políticas que possam surgir.

"Tudo está transcorrendo com passos democráticos. Todo mundo deixou suas armas, e ninguém gera violência", acrescentou.

A segurança é um dos maiores desafios neste domingo. Meio milhão de policiais e 14 divisões do Exército estarão a postos para evitar que um grupo próximo à Al Qaeda cumpra suas ameaças de prejudicar as eleições.

Parte dessas medidas de segurança reforçadas começaram a ficar evidentes hoje no centro de Bagdá.

Para chegar à Comissão Eleitoral, situada na chamada "zona verde" de Bagdá, foi acrescentado um controle prévio a 50 metros da entrada principal para detectar explosivos presos ao corpo. Antes, já havia sete checagens de identidade e quatro revistas corporais em cada visitante.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host