UOL Notícias Notícias
 

02/03/2010 - 05h55

Coreias voltam a se reunir para discutir parque industrial

Seul, 2 mar (EFE).- Representantes das duas Coreias se reuniram nesta terça-feira na cidade norte-coreana de Kaesong, na fronteira entre os dois países, para falar sobre o funcionamento do complexo industrial conjunto existente na localidade, informou a agência sul-coreana de notícias "Yonhap".

Anteriormente, os dois Governos tinham estudado uma reunião de caráter militar para debater questões de transporte, alfândega e comunicações em Kaesong, mas não conseguiram um consenso sobre o lugar desse encontro.

Pyongyang insistia que ela fosse realizada em Kaesong, enquanto Seul defendia a possibilidade de ela acontecer na zona desmilitarizada de Panmunjom, que divide os países desde o final da Guerra da Coreia (1950-1953).

Por isso, o encontro de hoje não tem caráter militar, embora dois oficiais, do Ministério da Defesa e do de Unificação, participem da delegação sul-coreana.

Antes de partir para Kaesong, o chefe da delegação sul-coreana, Lee Kang-woo, disse que tentará conseguir "resultados concretos e visíveis" em relação a transporte, alfândega e comunicações no complexo, onde há cerca de cem empresas sul-coreanas, que empregam aproximadamente 40 mil trabalhadores norte-coreanos.

Seul pede a seu vizinho do Norte que permita aos trabalhadores de Kaesong utilizarem a internet, assim como melhorias no transporte.

Os dois Governos já mantiveram vários encontros anteriores para o desenvolvimento do parque industrial, os últimos em janeiro e fevereiro, sem qualquer acordo.

O novo encontro entre as duas Coreias acontece depois que Pyongyang anunciou na semana passada a detenção de quatro cidadãos sul-coreanos, cujas identidades não foram reveladas, por entrar ilegalmente no país.

O Governo da Coreia do Sul deve pedir hoje aos vizinhos que deem explicações sobre as circunstâncias da entrada e da detenção destas pessoas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host