UOL Notícias Notícias
 

02/03/2010 - 16h56

Guatemala confirma reunião de Hillary com líderes da América Central

Guatemala, 2 mar (EFE).- O ministério das Relações Exteriores da Guatemala anunciou hoje que a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, se reunirá na capital guatemalteca na próxima sexta-feira com os presidentes da América Central e da República Dominicana.

"A reunião foi coordenada pelo Departamento de Estado com os Governos da região, e será realizada em função da visita que a senhora Clinton fará ao país", disse à Agência Efe a porta-voz da chancelaria guatemalteca, Andrea Furlan.

Segundo Furlan, confirmaram presença no encontro os presidentes Porfirio Lobo (Honduras), Mauricio Funes (El Salvador), Leonel Fernández (República Dominicana), Óscar Arias (Costa Rica), Álvaro Colom (Guatemala) e o primeiro-ministro de Belize, Said Moussa.

Os únicos governantes da região que não vão participar dessa reunião serão Daniel Ortega, da Nicarágua, e Ricardo Martinelli, do Panamá, que, segundo Furlan, "serão representados por ministros".

A previsão é de que durante a reunião entre Clinton e os líderes "sejam tratados temas de segurança, integração regional, mudança climática, imigração e luta contra a pobreza".

Antes do encontro com os governantes centro-americanos, a secretária de Estado terá uma reunião fechada com o presidente Colom.

A Guatemala será a última escala de uma viagem que Clinton iniciou na segunda-feira no Uruguai, onde assistiu à posse do novo presidente daquele país, José Mujica, e continuou na Argentina, onde se reuniu com a presidente Cristina Kirchner. Sua viagem pela América Latina também inclui visitas a Brasil, Chile e Costa Rica.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host