UOL Notícias Notícias
 

02/03/2010 - 11h42

UE mobiliza 100 mi de euro para iniciar reconstrução do Haiti

Bruxelas, 2 mar (EFE).- A União Europeia (UE) anunciou hoje a mobilização de 100 milhões de euros de um pacote de 300 milhões de euros destinado ao início da reconstrução do Haiti após o terremoto que destruiu parte do país em 12 de janeiro.

A quantia será usada na construção de edifícios governamentais, escolas e estradas, assim como em assistência técnica, disse a Comissão Europeia (órgão executivo da UE) em comunicado.

O dinheiro da UE também ajudará o Governo haitiano a arcar com "despesas essenciais", como pagar salários, reforçar o sistema educacional, reformar a principal estrada ao redor de Porto Príncipe e melhorar o funcionamento da Defesa Civil.

Segundo a Comissão Europeia, estes 100 milhões de euros serão distribuídos até maio.

O comissário de Desenvolvimento da UE, Andris Piebalgs, declarou que, "embora a crise humanitária no Haiti ainda não tenha terminado, temos que começar a reconstrução do país já".

De acordo com Piebalgs, a Comissão Europeia e os 27 Estados-membros do bloco europeu preparam um pacote global de ajuda ao Haiti que será apresentado na conferência sobre a reconstrução do país, marcada para o próximo dia 31 em Nova York.

Este montante de 100 milhões de euros faz parte do total de 300 milhões de euros aprovado pela UE em 18 de janeiro para a ajuda ao país caribenho.

Este primeiro pacote de assistência à reconstrução do Haiti foi planejado com base em estudos feitos no terreno em fevereiro pela Comissão Europeia e por países da UE.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host