UOL Notícias Notícias
 

03/03/2010 - 14h43

Antes de receber Hillary, Lula diz que não é prudente pôr Irã contra parede

Brasília, 3 mar (EFE).- Horas antes de se reunir com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva considerou hoje que não é prudente colocar o Irã contra a parede por causa de seu programa nuclear.

"Não é prudente encostar o Irã contra a parede. O que é prudente é estabelecer negociações. Quero para o Irã o mesmo que quero para o Brasil: utilizar o desenvolvimento da energia nuclear para fins pacíficos", afirmou Lula em declarações a jornalistas.

O presidente ressaltou que o Irã só terá o apoio do Brasil se fizer um uso pacífico da energia nuclear.

"Se quiser ir além, o Irã irá contra ao que está previsto na Constituição brasileira e, portanto, não podemos concordar", acrescentou Lula.

Hoje à tarde, o presidente deve receber Hillary Clinton, que pediu mais cedo nesta quarta-feira às autoridades brasileiras ajuda para fazer com que o Irã abandone seu programa nuclear.

"Hillary disse que o Irã está desenvolvendo armas nucleares com seus olhos não só em Israel, mas também nos povos árabes para tentar ter uma hegemonia em todo o Oriente Médio. Ela pediu para que o Brasil colabore com a não-proliferação de armas", afirmou o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), após seu encontro com a secretária de Estado americana.

Lula disse que qualquer pedido que Hillary deseje fazer sobre o Irã terá que ser apresentado ao ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, com quem também se reúne hoje, pois não é um assunto que deva ser abordado em uma audiência com o chefe de Estado.

Sobre as possíveis pressões, o presidente assegurou que "o Brasil mantém sua posição. O Brasil tem uma posição clara sobre o Oriente Médio e sobre o Irã. O Brasil entende que é possível construir outro rumo mediante o diálogo".

Lula acrescentou que já conversou com seu colega dos Estados Unidos, Barack Obama, e com líderes de países europeus sobre a posição do Brasil de defender o diálogo com o Irã.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,40
    3,181
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h14

    2,01
    70.011,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host