UOL Notícias Notícias
 

03/03/2010 - 12h55

Israel elogia apoio árabe a diálogo indireto com palestinos

Jerusalém, 3 mar (EFE).- Israel demonstrou satisfação hoje com o apoio expressado pela Liga Árabe à fórmula de negociações indiretas proposta pelos Estados Unidos para retomar o processo de paz entre o Estado judeu e a Autoridade Nacional Palestina (ANP).

"O primeiro-ministro (israelense, Benjamin Netanyahu) pede há tempos o reatamento do processo de paz, e por isso não podemos fazer mais do que dar as boas-vindas a essa decisão", disse Mark Regev, porta-voz do chefe do Governo israelense, à Agência Efe.

Regev falou que não podia dar detalhes sobre a data de início das negociações indiretas com a ANP.

A decisão foi tomada em reunião hoje do Comitê da Iniciativa Árabe de Paz na sede da Liga Árabe no Cairo, e abre caminho para que a ANP mantenha durante quatro meses um diálogo com Israel por meio de mediadores americanos.

Caso o processo não dê frutos nesse prazo, o comitê se reunirá em julho para decidir os passos seguintes.

Após resistir durante semanas à proposta dos EUA de negociações indiretas com Israel, o presidente da ANP, o moderado Mahmoud Abbas, passou a adoção de uma decisão a respeito à Liga Árabe.

A ANP suspendeu as negociações com Israel por causa da ofensiva militar israelense ocorrida há pouco mais de um ano na Faixa de Gaza, que custou a vida a 1.400 palestinos, civis em sua maioria.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host