UOL Notícias Notícias
 

04/03/2010 - 23h09

Assembléia Nacional da China inicia reunião anual

Pequim, 5 mar (EFE).- A Assembleia Nacional Popular (ANP, Poder Legislativo) da China começou hoje seu plenário anual, a reunião política mais importante do ano para o regime comunista, que deve aprovar as linhas de atuação para 2010 e debater novas vias para o desenvolvimento econômico chinês.

A sessão se iniciou com um discurso do primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, que dá um repasse ao trabalho governamental do ano passado e as linhas a seguir neste.

No discurso, Wen afirmou que a economia do gigante asiático deve crescer cerca de 8% em 2010, número considerado modesto, principalmente se levado em conta o crescimento de 8,7% em 2009, quando a crise atrapalhou a economia.

O primeiro-ministro ressaltou ainda que a China continuará realizando "uma política fiscal proativa e uma política monetária moderada" do iuane, a moeda do país.

Durante duas semanas, mais de três mil representantes do poder legislativo de todo o país se reúnem para debater, entre outras coisas, o orçamento geral de 2010, a reforma da lei de segredos de Estado e outros pontos vitais para a política comunista.

A reunião se acontece paralelamente à sessão anual da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CCPPCh, órgão consultivo), da qual participam assessores políticos dos setores acadêmico, econômico e cultural da China.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host