UOL Notícias Notícias
 

04/03/2010 - 19h42

Comissão ignora Casa Branca e tacha massacre de armênios como "genocídio"

Washington, 4 mar (EFE).- O Comitê de Assuntos Exteriores da Câmara de Representantes dos EUA aprovou hoje uma medida que tacha de "genocídio" o massacre de armênios feito pelo Império Otomano em 1915, adotando postura contrária à da Casa Branca.

O comitê aprovou a medida por apenas um voto de diferença (23 a 22), apesar de horas antes tanto a Casa Branca como o departamento de Estado terem mostrado preocupação pelo impacto que a aprovação dessa medida poderia ter nas relações bilaterais com a Turquia.

O texto, que passará agora por votação em plenário na Câmara dos Representantes, reconhece como "genocídio" a "aniquilação sistemática e deliberada de 1,5 milhão de armênios" ordenada pelo Império Otomano entre 1915 e 1923.

Logo depois, o governo turco chamou seu embaixador em Washington para consultas. Segundo Ancara, o número de vítimas é "falso", e grupos de armênios armados pró-Rússia também mataram milhares de muçulmanos.

A secretária de Estado, Hillary Clinton, conversou na quarta-feira com o presidente do Comitê, o democrata Howard Berman, para tentar persuadi-lo a evitar a votação da moção, que apesar de não ter caráter oficial, poderia estremecer as relações com a Turquia.

Na última segunda-feira, o Ministério de Relações Exteriores turco havia advertido que a aprovação da medida "provocaria a deterioração do restabelecimento de relações" com o governo armênio.

Em 1993, a Turquia fechou sua fronteira com a Armênia por causa da guerra pelo controle do enclave do Nagorno-Karabakh, situado no Azerbaijão, aliado de Ancara.

Em 2008, Yerevan e Ancara começaram um processo de aproximação, e no ano passado os dois países assinaram na Suíça uma série de protocolos com o objetivo de reabrir a fronteira.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host