UOL Notícias Notícias
 

04/03/2010 - 15h29

Para ONU, afegães enfrentam em 2010 maior desafio desde queda talibã

Cabul, 4 mar (EFE).- O chefe da missão da ONU no Afeganistão, o norueguês Kai Eide, afirmou hoje que o país enfrentará em 2010 seu maior desafio desde a queda do regime talibã, há quase nove anos, mas advertiu que um "êxito decisivo" não será possível a curto prazo.

Em sua última entrevista coletiva em Cabul antes de deixar o cargo, Eide disse que "este é um ano no qual as tendências negativas devem ser revertidas antes que se transformem em irreversíveis".

"As autoridades afegãs têm que estar cientes da necessidade de demonstrar progresso e reformas, e a comunidade internacional deve se mostrar realista quanto ao nível de ambição em um período tão curto", de "um ano ou dois", disse o diplomata norueguês.

Para Eide, que ocupava a chefia da ONU no país durante as eleições presidenciais de agosto de 2009, a "jirga" (conselho de paz) e a Conferência de Cabul, que deverão ser realizados neste ano, poderão servir como eventos "unificadores".

No entanto, segundo ele, as eleições parlamentares, previstas para setembro, e a campanha militar contra os talibãs "poderão provocar tensões".

"O Afeganistão é às vezes visto e tratado como terra de ninguém, e não como um Estado soberano. Essa visão é equivocada e tem que acabar, porque alimentou desconfianças sobre uma interferência estrangeira que seria inaceitável, por gerar um sentimento de humilhação", explicou.

O norueguês, que decidiu não continuar no cargo após dois anos de mandato, disse ter conversado frequentemente durante as últimas semanas com o presidente afegão, Hamid Karzai, sobre suas "preocupações" em relação ao país.

"Acho que as eleições parlamentares deveriam significar um passo rumo à plena afeganização do processo de reconstrução do país", afirmou Eide.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host