UOL Notícias Notícias
 

04/03/2010 - 10h37

Sismólogos alertam para réplicas do terremoto de Taiwan

Taipé, 4 mar (EFE).- Sismólogos de Taiwan mandaram a população se preparar para possíveis réplicas do terremoto que sacudiu hoje a região sul da ilha.

"O terremoto de 6,4 graus (na escala Richter) teve seu epicentro a apenas cinco quilômetros de profundidade. Tremores deste tipo costumam ter muitas réplicas", disse o chefe de Sismologia do Serviço Meteorológico Central, Lu Pei-ling.

Desde que o terremoto sacudiu o sul de Taiwan foram registradas dezenas de réplicas. A maior delas, sentida às 16h16 (5h16 de Brasília), foi de 5,7 graus na escala Richter, segundo o Serviço Meteorológico.

"Foi o maior terremoto que sacudiu (a cidade de) Kaohsiung desde 1900", acrescentou Lu.

Até o momento, há registros de 30 feridos, dos quais cerca de dez seriam crianças de uma escola primária.

Já nas montanhas próximas ao epicentro, houve deslizamentos de terra, conforme mostrou a rede de televisão "TVBS", que captou imagens de um helicóptero.

Também por causa do terremoto, o trem-bala da ilha parou de funcionar com cerca de 2.500 passageiros a bordo.

O ator taiuanês Chu Chung-heng, que estava na composição que teve que interromper sua viagem, disse que a sensação na hora do tremor era de que o trem estava saindo dos trilhos.

"Muita gente em meu vagão começou a gritar. Mas eu fiquei tão assustado que não conseguia emitir nenhum som. O vagão balançou e eu pensei que ele fosse cair", contou Chu.

Vários edifícios, entre eles 99 escolas, desabaram total ou parcialmente. Pontes e estradas também sofreram danos. E em vários lugares da ilha agora falta água e luz.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,56
    3,261
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    1,23
    73.405,88
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host