UOL Notícias Notícias
 

05/03/2010 - 22h45

Berlusconi cancela visita ao Brasil agendada para próxima semana

São Paulo, 5 mar (EFE).- O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, decidiu cancelar a visita agendada para a próxima terça-feira ao Brasil, informaram hoje fontes do Ministério das Relações Exteriores.

Fontes do Itamaraty citadas pela "Agência Brasil" informam que Berlusconi decidiu cancelar sua viagem para a qual tinha programado um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima terça-feira.

O Itamaraty prevê que o chefe do Executivo italiano visite o país no mês que vem.

A chegada de Berlusconi ia coincidir com a decisão de Lula sobre se concede ou não asilo ao ex-ativista italiano Césare Battisti, condenado à prisão perpétua na Itália e cuja extradição foi aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Battisti, detido no Brasil desde março de 2007, obteve do Ministério da Justiça um polêmico status de refugiado, que foi cancelado pelo STF. Além disso, em 18 de novembro, o Tribunal se pronunciou a favor de entregá-lo à Justiça italiana.

No entanto, o STF deixou a decisão final nas mãos de Lula, que ainda não se manifestou sobre o assunto.

A concessão do refúgio havia gerado um forte mal-estar na Itália, cujo Governo chegou a retirar seu embaixador no Brasil durante um mês como forma de protesto.

Battisti, de 55 anos, permanece detido em uma prisão de Brasília, na qual foi recluso um dia após sua captura no Rio de Janeiro, onde estava escondido desde 2004.

Hoje divulgou-se também que a Justiça do Rio de Janeiro o condenou a dois anos de prisão por ter usado um passaporte falso em sua chegada ao Brasil, decisão que o italiano ainda pode recorrer.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host