UOL Notícias Notícias
 

05/03/2010 - 19h55

Dissidente cubano diz que Raúl Castro deu ordens para deixá-lo morrer

Havana, 5 mar (EFE).- O dissidente cubano Guillermo Fariñas, que está em greve de fome e sede há nove dias, disse hoje que recebeu "informações" de que o presidente de Cuba, Raúl Castro, deu "ordens" para que o deixem morrer.

"Recebi informações entre ontem à noite e hoje de que Raúl Castro tinha dado as ordens pertinentes para que me deixassem morrer", declarou Fariñas à Agência Efe por telefone a partir de sua casa em Santa Clara, a 280 quilômetros ao leste de Havana.

Em resposta a Raúl, o dissidente decidiu escrever hoje uma nova carta ao presidente cubano - na primeira, anunciava o início e os motivos de sua greve de fome e sede -, na qual agradece a "honra" de "deixá-lo morrer".

"Agradeço por permitir que eu morra diante da opinião pública nacional e internacional por minhas ideias pró-democracia", diz a carta do psicólogo e jornalista de 48 anos.

"O fato de que o senhor considera minha morte necessária para mim é uma honra", acrescenta Fariñas, que começou seu protesto para pedir a libertação de 26 presos políticos cubanos que estão doentes, segundo a oposição.

De acordo com o opositor, a informação sobre a suposta decisão de Raúl Castro foi dada por "irmãos de armas" que estão atualmente "muito próximos" ao governante cubano.

Na quarta-feira passada, Fariñas foi hospitalizado após sofrer o primeiro choque hipoglicêmico desde que começou seu jejum, mas recuperou a consciência e voltou para casa após receber por via intravenosa oito litros de soro fisiológico.

O dissidente passou mais de 11 anos preso e fez 23 greves de fome desde 1995, uma delas de seis meses em 2006, com intervalos em um hospital onde foi alimentado por via intravenosa, para exigir acesso irrestrito à internet na ilha.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host