UOL Notícias Notícias
 

05/03/2010 - 19h29

Espanha afirma desconhecer proposta de Al Qaeda sobre libertação de reféns

Córdoba (Espanha), 5 mar (EFE).- O ministro de Assuntos Exteriores espanhol, Miguel Ángel Moratinos, disse hoje que o Governo da Espanha não tem conhecimento de que a Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI) tenha pedido a libertação de vários presos islamitas na Mauritânia em troca da libertação dos três voluntários espanhóis reféns do grupo.

Moratinos, em entrevista coletiva em Córdoba (Espanha) com a Alta Representante para a Política Externa da União Europeia (UE), Catherine Asthon, afirmou que "não dá a menor credibilidade" à última informação sobre os espanhóis Alicia Gámez, Roque Pascual e Albert Vilalta, sequestrados em 29 de novembro na Mauritânia.

"É outro boato e, por isso, não vou fazer mais comentários", se limitou a dizer Moratinos. Ele voltou a pedir "prudência, discrição e responsabilidade" sobre essa história, para que os três membros da ONG Barcelona Acción Solidária possam voltar em breve para casa.

O titular de Exteriores sublinhou que se trata de "um comunicado de uma agência de imprensa", mas que seu departamento "não conhece o suposto comunicado da Al Qaeda".

"Não temos conhecimento em absoluto desse comunicado. Até agora, não chegou nada e não lhe damos a menor credibilidade", insistiu Moratinos, ao término do primeiro dia da reunião informal de ministros de Exteriores da UE.

A suposta proposta do braço terrorista da Al Qaeda no norte da África, a AQMI, seria a primeira que se tem conhecimento no caso dos três voluntários espanhóis, que são mantidos reféns no norte do Mali.

O primeiro-ministro mauritano, Moulaye Ould Mohamed Laghdaf, assegurou ontem, quinta-feira, em Nuakchot, que seu país "jamais negociará com os terroristas" da AQMI para libertar presos em troca da libertação de reféns.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host