UOL Notícias Notícias
 

05/03/2010 - 04h20

Forte esquema de segurança marca sessão anual da Assembleia Nacional Chinesa

Marta Miera Pequim, 5 mar (EFE).- A sessão anual da Assembleia Nacional Popular (ANP, Legislativo) da China começou hoje sob estritas medidas de segurança - como em todo grande acontecimento político em Pequim - desta vez com 700 mil policiais e civis voluntários.

Nas primeiras horas da manhã, com temperaturas baixíssimas e vento gelado, os quase três mil membros da ANP procedentes de todas as regiões do país chegaram à grande Praça da Praça da Paz Celestial em carros oficiais ou em ônibus.

Os cachorros policiais revistavam minuciosamente cada um dos veículos, enquanto agentes uniformizados confirmavam várias vezes as credenciais de cada um dos convidados, que tinham que atravessar três postos de controle diferentes para entrar no Grande Palácio do Povo, que recebe a reunião.

Tudo isso ainda é pouco para manter a estabilidade social e evitar a aparição de manifestantes, que aproveitam estas datas para tentar chegar à Praça da Praça da Paz Celestial e apresentar suas queixas aos legisladores.

Sob todo este aparato de segurança, às 9h locais (22h de quinta em Brasília) a banda do Exército de Libertação Popular (ELP) deu início à reunião com o hino da República Popular da China, enquanto os nove membros do Comitê Permanente do Politburo, a cúpula do Partido Comunista Chinês, se acomodavam em seus correspondentes postos.

Depois, com a enorme estrela vermelha, símbolo do comunismo chinês, observando desde o teto, o primeiro-ministro, Wen Jiabao, começou seu discurso com o relatório do trabalho do Governo.

A quantidade de gente dentro da sala era tanta que a ação dos convidados presentes ao virarem as páginas dos livrinhos do discurso, distribuídos em diferentes línguas, soava como um aplauso.

Entre os convidados estavam representantes de todo o corpo diplomático credenciado em Pequim e várias personalidades.

Sem dúvida, foram os delegados das diferentes etnias chinesas da ANP, com seus trajes regionais, que deram cor à sobriedade característica da Assembleia.

Centenas de jornalistas estrangeiros e locais cobriram a cerimônia, na qual se destacavam figuras como Mao Xinyu, o neto de Mao Tse-tung, general do ELP e uma celebridade na China.

Mao Xinyu é conhecido sobretudo por sua enorme massa corporal e por sua paixão quando fala de seu avô, o Grande Timoneiro, em cuja honra escreveu um livro chamado "Yeye Mao Tse-tung" ("Avozinho Mao Tse-tung").

A ANP exerce o poder legislativo aprovando as recomendações apresentadas pela liderança, como emendas à Constituição, sua aplicação, estatutos básicos e outras leis, e nomeações de líderes administrativos, judiciais e corpos militares.

Em 1959 foi convocada a primeira ANP, marcando assim o estabelecimento do sistema legislativo ainda em vigor no gigante asiático.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h49

    1,49
    3,306
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h51

    -2,29
    61.206,92
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host