UOL Notícias Notícias
 

05/03/2010 - 07h24

Grécia descarta pedir ajuda econômica à Alemanha

Berlim, 5 mar (EFE).- O primeiro-ministro da Grécia, Yorgos Papandréu, não pretende pedir ajuda financeira durante a reunião que terá hoje em Berlim com a chanceler alemã, Angela Merkel, mas solicitará apoio político.

"Tudo o que necessitamos é apoio, apoio europeu para obter créditos com condições aceitáveis. Se não recebermos esta ajuda, não conseguiremos levar à prática as mudanças que nos propusemos a fazer", ressalta Papandréu em entrevista publicada hoje pelo diário alemão "Frankfuter Allgemeine".

A chanceler já deixou claro que a reunião com Papandréu não tem como objetivo preparar ajudas econômicas, mas sim estudar as medidas adotadas pela Grécia e esclarecer que em nível de Governo as relações bilaterais são boas.

"Precisamos do apoio de nossos parceiros da União Europeia (UE) para conseguir créditos nos mercados com melhores condições. Não digo que nos tenham que dar as mesmas condições que a Alemanha tem, mas melhores que agora", insiste o primeiro-ministro.

Papandréu lembra que para os bônus que acaba de emitir (5 bilhões de euros), a Grécia deverá pagar 750 milhões de euros mais em juros do que a Alemanha teria que desembolsar.

"Nenhum país na União Europeia pode suportar isso. Assim não poderemos recuperar competitividade nunca, pelo contrário", diz o premiê, que considera que todos os esforços feitos para recuperar competitividade ficariam cancelados pela especulação.

"Enquanto nós cortamos os salários e pagamentos de muitos cidadãos de nosso país, os especuladores jogam com a economia grega, ganham bilhões", critica.

O chefe do Eurogrupo (fórum informal no qual participam os ministros das Finanças da zona do euro), Jean-Claude Juncker, se reunirá hoje com Papandreú e deixou claro que a UE não permitirá que a moeda seja prejudicada.

Em entrevista à emissora "Deutschlandfunk", Juncker diz estar muito satisfeito com o programa de economia apresentando ontem pela Grécia e assegura que "os mercados não podem ignorar isso".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h16

    -0,05
    3,173
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h23

    1,12
    65.403,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host