UOL Notícias Notícias
 

06/03/2010 - 17h11

Fernández confirma reunião com chanceler venezuelano em mediação com Colômbia

Bogotá, 6 mar (EFE).- O presidente da República Dominicana, Leonel Fernández, confirmou hoje em Bogotá que se reunirá em Santo Domingo na próxima segunda-feira com o chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, o que representa um passo à frente no restabelecimento das relações entre Colômbia e Venezuela.

Além disso, Fernández disse a jornalistas que é viável um encontro entre o presidente colombiano, Álvaro Uribe, e seu colega venezuelano, Hugo Chávez. A reunião seria realizada depois da desta segunda-feira com Maduro, uma vez fixado "um calendário para as próximas atividades".

Para Fernández, "não há dúvida" de que a esperada reunião entre Uribe e Chávez vai acontecer em breve, pois "para isso está trabalhando" o grupo de países mediadores que lidera, integrado também por México e Brasil.

"Podemos dizer que foi um bom primeiro encontro", afirmou o presidente dominicano em referência à reunião que teve ontem à noite durante duas horas com Uribe e ao diálogo desta manhã entre a delegação dominicana, a Câmara de Comércio Colombiana-Venezuelana e o ministro do Comércio, Indústria e Turismo colombiano, Luis Guillermo Plata.

Fernández conheceu "os detalhes do fluxo comercial entre Venezuela e Colômbia" e adiantou que esse será "um dos temas que obviamente serão tratados no diálogo entre os países vizinhos".

De Bogotá, o presidente dominicano foi até a cidade de Cúcuta, na fronteira com a Venezuela, onde se reunirá com comerciantes colombianos que exportam seus produtos para o país vizinho. Após o final do encontro, voltará para Santo Domingo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host