UOL Notícias Notícias
 

06/03/2010 - 13h39

Mubarak é operado "com sucesso" na Alemanha

Cairo, 6 mar (EFE).- O presidente do Egito, Hosni Mubarak, foi operado hoje "com sucesso" da vesícula biliar em um hospital na Alemanha, informou a agência estatal egípcia "Mena".

Segundo a agência, após despertar da anestesia, o chefe de Estado egípcio se encontra agora na unidade de terapia intensiva do hospital universitário Heidelberg, onde sua vesícula foi retirada, e falou com seus familiares e com a equipe médica.

Anteriormente, o Centro de Imprensa do Governo egípcio tinha informado em comunicado que, ontem à tarde, exames médicos revelaram a existência de uma inflamação crônica na vesícula de Mubarak, que tem 81 anos.

Além disso, segundo a nota, o presidente egípcio cedeu temporariamente seus poderes ao primeiro-ministro do país, Ahmed Nazif, durante sua internação.

Em 2004, Mubarak passou por uma cirurgia para a retirada de uma hérnia de disco em um hospital de Munique (Alemanha).

Em 2007, os rumores sobre a saúde do presidente egípcio levaram aos tribunais do país quatro responsáveis por jornais do país, que foram multados por "insultar o chefe de Estado e os símbolos do Partido Nacional Democrático".

No poder desde 1981, Mubarak nunca se pronunciou abertamente sobre seu possível sucessor, mas a imprensa egípcia considera que um dos mais fortes candidatos é seu filho mais novo, Gamal, nascido em 1963.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host