UOL Notícias Notícias
 

06/03/2010 - 17h21

Piñera pede "novo tratamento" entre Governo e oposição após terremoto

Santiago do Chile, 6 mar (EFE).- O presidente eleito do Chile, Sebastián Piñera, pediu hoje um "novo tratamento" entre o Governo e a oposição, caracterizado por um "espírito de unidade" que facilite a reconstrução do país após o terremoto do dia 27 de fevereiro.

"Hoje, mais do que nunca, queremos um novo tratamento entre Governo e a oposição. Este novo tratamento tem que estar caracterizado por um espírito de unidade e de solidariedade, e um espírito de responsabilidade", disse Piñera, que assume a Presidência na próxima quinta-feira.

O presidente eleito se reuniu com os dirigentes dos quatro partidos que integram a Concertação, a coalizão de centro-esquerda que governou o país desde 1990 e cujo candidato, Eduardo Frei, foi derrotado por Piñera nas últimas eleições.

"Se estes espíritos de unidade, solidariedade e responsabilidade são sempre importantes, hoje em dia, no meio desta catástrofe, não só são importantes e urgentes, mas acho que são absolutamente indispensáveis e um verdadeiro imperativo moral", afirmou.

Segundo Piñera, seu pedido "não significa confundir os papéis", embora uma democracia precise de "um bom Governo e também de uma boa oposição".

Piñera mostrou aos líderes da Concertação algumas leis que sua Administração impulsionará nas próximas semanas por causa do terremoto.

O presidente eleito chileno citou uma lei de emergência para ajudar os desabrigados, uma lei de reconstrução e uma lei de doações para "receber a solidariedade do setor privado" após a catástrofe.

Piñera também anunciou uma "revisão completa e profunda" dos sistemas de alarme e dos protocolos de emergência, algo que considerou muito necessário em um país como o Chile, "caracterizado pelas catástrofes naturais".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host