UOL Notícias Notícias
 

06/03/2010 - 12h15

Suposto líder da Al Qaeda é capturado no Iraque

(Atualiza com nova detenção).

Bagdá, 6 mar (EFE).- As forças de segurança iraquianas capturaram hoje um suposto líder da rede terrorista Al Qaeda na província de Diyala, a nordeste de Bagdá, informaram à Agência Efe fontes da Polícia.

Relatos dão conta que informações repassadas pelo serviço secreto permitiram a detenção de Mohammed Zeidan, que é mufti, espécie de líder acadêmico religioso islâmico. A prisão aconteceu após uma operação na área de Al Azim, a cerca de 60 quilômetros de Baquba, capital de Diyala.

Zeidan foi detido junto a dois de seus ajudantes. Um deles estava encarregado de decapitar pessoas sequestradas pelos terroristas da Al Qaeda, segundo as fontes.

A detenção de Zeidan acontece na véspera das eleições parlamentares iraquianas, que vão definir a próxima coalizão governista.

Por sua vez, fontes do Ministério do Interior disseram à Efe que as forças de segurança detiveram em Baquba outro suposto líder da Al Qaeda. Identificado como Abu Hamza, ele estava com um cinturão de explosivos em seu poder.

O suposto terrorista estava escondido em uma casa abandonada em uma zona agrícola ao sul de Baquba.

Segundo as fontes, o detido confessou que planejava cometer atentados contra centros eleitorais em Diyala.

Na região, uma aliança terrorista com ligações com a Al Qaeda ameaçou boicotar as eleições e pediu à população que fique em casa e não vá aos centros eleitorais para depositar seus votos.

Além disso, uma força mista de policiais e militares descobriu neste sábado um laboratório para a fabricação de bombas em uma localidade rural do norte de Baquba. Uma grande quantidade de material altamente explosivo foi apreendida.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,22
    3,148
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h22

    0,64
    65.099,56
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host