UOL Notícias Notícias
 

07/03/2010 - 13h26

OLP aceita iniciar negociações indiretas com Israel

Jerusalém, 7 mar (EFE).- A Organização para a Libertação da Palestina (OLP) aceitou hoje iniciar formalmente as negociações de paz indiretas com Israel, informou à Agência Efe o negociador palestino Saeb Erekat.

"Há cerca de meia hora, o Comitê Executivo da OLP decidiu aceitar as negociações indiretas", disse Erekat, que acrescentou que, na reunião, vários membros do órgão "apresentaram sua oposição e suas reservas" ao reinício do diálogo, que terá os Estados Unidos como mediador.

Os negociadores e líderes palestinos se reunirão amanhã com o enviado dos EUA para o Oriente Médio, George Mitchell, com quem "determinarão como o diálogo transcorrerá".

No entanto, Erekat não soube dizer quando as negociações começarão, o que só deverá ser definido após o encontro de amanhã com o enviado americano.

Quando perguntado se a decisão não contradiria a promessa do presidente da ANP, Mahmoud Abbas, de só retomar as negociações quando os israelenses detiverem totalmente a construção nos assentamentos judaicos em território ocupado, o negociador afirmou que essa postura se refere a "negociações bilaterais".

"Mitchell vai conseguir fazendo o que esteve fazendo no último ano", declarou o palestino sobre o papel do mediador americano.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,02
    3,178
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,90
    67.976,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host