UOL Notícias Notícias
 

10/03/2010 - 10h03

Na China, mulheres astronautas precisam ser casadas e ter filhos

Pequim, 10 mar (EFE).- A China anunciou a seleção do segundo grupo de candidatos destinados a astronautas, formado por sete aspirantes e que pela primeira vez inclui duas mulheres, casadas e mães.

Ser casada e ser mãe, aliás, são duas das exigências para as candidatas do sexo feminino Segundo a agência oficial "Xinhua", as duas mulheres fazem parte das Forças Aéreas do Exército de Libertação Popular (ELP) e foram escolhidas de um grupo de 45 pilotos, que incluía 30 homens e 15 mulheres.

"Na seleção, estabelecemos praticamente os mesmos requisitos para homens e mulheres. A única diferença era que as mulheres deveriam ser casadas, já que achamos que as mulheres casadas são mais maduras física e psicologicamente", afirmou Zhang Jianqi, ex-vice-comandante do programa espacial tripulado chinês.

Também há requisitos físicos, já que os candidatos, tanto homens como mulheres, devem ter entre 25 e 35 anos, medir entre 1,60 e 1,75 metro e pesar entre 55 e 70 quilos.

Zhang acrescentou que as mulheres astronautas, que precisam ter sido mães pelo menos uma vez, têm vantagens frente a seus concorrentes masculinos por sua maior resistência, cautela e capacidade de resistir à solidão.

"Há poucas provas de como a experiência espacial afetará a constituição feminina e temos que ser muito prudentes. Não há precedentes na China", explicou Xu Xianrong, doutor do Hospital Geral das Forças Aéreas da China.

Desde 2003, a China enviou seis astronautas ao espaço. Um deles é Zhai Zhigang, o primeiro chinês que fez uma caminhada espacial, em 2008.

A atual seleção de candidatos almeja tripular o módulo Tiangong-1, que será lançado em 2011 como primeiro teste para a construção de uma futura estação espacial chinesa.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host