UOL Notícias Notícias
 

10/03/2010 - 15h53

Otan diz a Ahmadinejad ser essencial para paz no Afeganistão

Bruxelas, 10 mar (EFE).- A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) retrucou a declaração do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, ao assegurar que, sem a missão militar comandada pela Aliança no Afeganistão, não haverá paz no país.

Ahmadinejad disse hoje, durante uma visita oficial a Cabul, que não considera a presença de forças militares estrangeiras no Afeganistão "uma solução de paz".

O porta-voz da Aliança Atlântica, James Appathurai, declarou que "a Otan sozinha não pode levar a paz ao país", mas ressaltou que "não pode haver paz sem a missão".

A organização está preparando novas operações militares na região no estilo da realizada nas últimas semanas na área de Marjah (Helmand). O objetivo é retomar o controle de algumas áreas dominadas por talibãs.

Uma vez assentados os soldados na zona, a Otan e o Governo afegão querem assegurar o sucesso político da operação. Para isso, pretendem melhorar os serviços públicos e garantir a segurança da população, como explicou o responsável civil da Aliança no Afeganistão, o diplomata britânico Mark Sedwill.

Ele afirmou que aproximadamente três quartos dos insurgentes são de origem local. Eles atuam tanto por fidelidade aos talibãs como por dinheiro ou frustração com os Governos locais e provinciais.

Além disso, tanto a Otan como o Governo afegão estão atuando em nível político para que as tribos e as personalidades locais encontrem uma forma de solucionar seus problemas sem ter de aliar-se aos insurgentes.

"Se pudermos usar Marjah como exemplo, poderemos desligar às tribos locais dos insurgentes", afirmou Sedwill, após expor a situação em solo afegão aos embaixadores dos 28 países da Otan.

No entanto, o diplomata advertiu que o presidente afegão, Hamid Karzai, terá que articular um "equilíbrio difícil" na tentativa de levar a política pacífica aos talibãs moderados, já que a maioria da população é "profundamente hostil" aos insurgentes mais intransigentes.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h29

    -0,03
    3,135
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h35

    -0,17
    75.861,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host