UOL Notícias Notícias
 

11/03/2010 - 22h51

Jovens competem e buscam espaço no mercado em 'jogos do conhecimento' no Rio

Rio de Janeiro, 11 mar (EFE).- Mais de 600 estudantes de 13 países competem esta semana no Rio Centro, no Rio de Janeiro, numa espécie de olimpíada científica, em que mostram habilidade em várias áreas técnicas e encontram uma vitrine para um futuro emprego.

A competição, que começou na terça-feira passada e terminará no sábado, se divide em duas partes. Na Olimpíada do Conhecimento, participam 562 jovens brasileiros de cursos de formação profissional, enquanto a WorldSkills Americas conta com 81 estudantes de 12 países americanos, mais a Holanda como convidada.

O evento, patrocinado por dezenas de empresas e multinacionais, põe a toda prova os conhecimentos técnicos dos estudantes para 41 ocupações industriais e cinco dos setores de comércio e serviços, de mecânica, eletrônica e robótica, até cozinha, maquiagem e confecção.

Durante os cinco dias de provas, os concorrentes devem encarar situações que poderiam ter pela frente em um ambiente de trabalho real. Por isso, o torneio é considerado uma vitrine por estudantes e profissionais.

"São jovens que não podem ser maiores de 22 anos, mas que estão totalmente habilitados para entrar no mercado de trabalho, com o nível de competência de qualquer profissional com experiência", disse hoje à Agência Efe José Luis Gonçalves, coordenador da Olimpíada, organizada pelo Senai.

A Comissão Nacional de Indústria (CNI) considera a Olimpíada do Conhecimento uma parte do processo de formação de mão-de-obra qualificada e, segundo José Luis, 92% dos estudantes de formação profissional do Senai encontram trabalho quando acabam os estudos.

A competição acolhe também uma mostra de projetos planejados e fabricados por estudantes e professores, entre os quais se destacam os destinados a proteger o meio ambiente, como um separador de resíduos inteligente.

É a sexta edição da Olimpíada do Conhecimento, competição classificatória para a WorldSkills, que será realizada em Londres em outubro de 2011 e que reúne estudantes de cursos de formação profissional do mundo todo.

No ano passado, os 24 alunos do Senai conseguiram a terceira posição na WorldSkills 2009, realizada na cidade de Calgary (Canadá). A delegação brasileira ficou atrás dos estudantes da Coreia do Sul e da Irlanda.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host