UOL Notícias Notícias
 

11/03/2010 - 08h32

Parlamento ucraniano nomeia Nikolai Azarov novo primeiro-ministro

Kiev, 11 mar (EFE).- O Parlamento da Ucrânia aprovou hoje a nomeação de Nikolai Azarov, líder do Partido das Regiões, para o posto de primeiro-ministro.

A favor de Azarov, candidato da coalizão governista Estabilidade e Reformas, votaram 242 deputados, 16 a mais que o necessário.

Azarov, de 62 anos, é do mesmo partido que o novo presidente ucraniano, Viktor Yanukovich. Ele substituirá Yulia Timoshenko à frente do Governo.

Em um discurso aos colegas deputados antes da votação, Azarov disse que "o país foi saqueado, os cofres estão vazios e a dívida pública triplicou".

Sobre o Orçamento para 2010, ele garantiu que apresentaria um projeto antes de 11 de abril.

"A tarefa é aprovar um Orçamento realista, que desbloqueie uma série de problemas: da organização da Eurocopa 2012 até o financiamento das regiões", disse.

Segundo a Constituição ucraniana, a escolha do primeiro-ministro fica a cargo da Rada (Parlamento). O chefe de Estado apenas sanciona a nomeação.

Nesta quinta-feira, também foram aprovadas a composição do novo gabinete de ministros e as nomeações para os ministérios de Assuntos Exteriores e da Defesa, os únicos ocupados por pessoas indicadas pelo presidente.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,56
    3,261
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h21

    1,28
    73.437,28
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host