UOL Notícias Notícias
 

11/03/2010 - 15h07

Pedido de dissidentes cubanos será analisado sob princípio de não-ingerência

Brasília, 11 mar (EFE).- O pedido da dissidência cubana para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva interfira a favor dos presos políticos em Cuba será apreciado "sob o princípio de não-ingerência em assuntos internos", disse hoje uma fonte oficial.

A solicitação consta em carta entregue nesta quarta-feira na sede da Presidência pelo deputado Raúl Jungmann (PPS-PE). É a mesma nota que a oposição cubana tentou entregar a Lula às vésperas da visita do presidente a Havana em fevereiro, e que o presidente afirma não ter sido recebida por ele.

Nela os dissidentes pediam que o presidente intercedesse, sobretudo, por Orlando Zapata Tamayo, que morreu após uma prolongada greve de fome um dia antes da chegada do presidente a Cuba.

O porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach, confirmou hoje em entrevista coletiva que a carta foi recebida, mas esclareceu que ela ainda não foi entregue ao presidente.

Baumbach indicou, no entanto, que o "Brasil é regido pela não-ingerência em assuntos internos de outros países" e especificou que "será esse mesmo princípio que guiará a reação do presidente Lula ao caso".

Segundo o porta-voz, a carta seguirá o trâmite normal e será o próprio presidente quem dirá se vai responder ou não.

Jungmann explicou que decidiu entregar o comunicado na sede da Presidência depois que Lula comparou os presos políticos cubanos com os delinquentes comuns reclusos nas prisões brasileiras.

A comparação repercutiu ontem no Congresso, onde a oposição tentou aprovar uma moção de censura pela falta de liberdades na ilha, vetada pela maioria governista.

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou nesta quarta-feira que "se alguém está interessado em que haja uma evolução política em Cuba, há uma receita muito rápida: acabar com o embargo que os Estados Unidos mantém contra Cuba desde 1962".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host