UOL Notícias Notícias
 

11/03/2010 - 13h08

Sebastián Piñera toma posse como novo presidente do Chile

Valparaíso (Chile), 11 mar (EFE).- O político conservador Sebastián Piñera tomou posse hoje como o 38º presidente do Chile, em cerimônia realizada na sede do Congresso chileno, no porto de Valparaíso.

O novo chefe de Estado chileno, de 60 anos, recebeu a faixa presidencial das mãos do presidente do Senado, Jorge Pizarro.

Na mesma hora, réplicas do terremoto de 27 de fevereiro eram sentidas em várias partes do país.

Logo após os tremores, a Marinha do Chile emitiu um alerta de tsunami e recomendou que a população das localidades litorâneas seguisse para lugares altos entre as regiões de Valparaíso e Los Lagos, mil quilômetros ao sul de Santiago.

Depois de jurar o cargo no Congresso, Piñera foi aplaudido por todos os presentes na cerimônia, entre os quais havia vários autoridades estrangeiras.

A execução do Hino Nacional chileno, cantado pelo público, selou a posse do novo presidente do Chile.

Em seguida, a agora ex-presidente Michelle Bachelet deixou o salão em que aconteceu a posse acompanhada de seus ministros. Ovacionada, ela várias vezes parou para saudar as pessoas que se aproximavam para cumprimentá-la.

Antes de ser empossado, Piñera cumprimentou os chefes de Estado e as personalidades internacionais convidadas, entre elas os presidentes de Peru, Equador, Uruguai, Paraguai, Argentina, Colômbia e Bolívia, além do herdeiro da Coroa espanhola, o príncipe Felipe de Borbón.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,38
    3,156
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h22

    0,41
    65.277,38
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host