UOL Notícias Notícias
 

12/03/2010 - 10h16

Atentado mata pelo menos 40 pessoas no Paquistão

(Aumenta número de mortos e acrescenta detalhes do ataque).

Islamabad, 12 (EFE).- Pelo menos 40 pessoas morreram hoje e cerca de 100 ficaram feridas em um duplo atentado suicida registrado em um bairro comercial da área militar da cidade paquistanesa de Lahore (leste), informou à Agência Efe uma fonte da Polícia.

As explosões, quase simultâneas, foram causadas por dois suicidas, por volta das 12h45 (4h45 de Brasília), pouco antes das orações das sextas-feiras.

Uma fonte militar, que disse que cinco das vítimas são soldados, afirmou à Efe que os suicidas estavam ao volante de veículos.

Um dos terroristas detonou os explosivos que carregava junto a um ponto de ônibus, ao passo que a outra explosão aconteceu perto de um comboio de veículos das forças de segurança estacionado nas imediações de uma mesquita.

A zona atacada fica no acantonamento militar de Lahore, uma área extensa com grande número de edifícios do Exército e de outras agências e corpos de segurança, assim como bairros residenciais.

As forças de segurança isolaram a área e os serviços de resgate levaram os feridos para hospitais próximos.

O comando militar assumiu a responsabilidade pelas informações e pediu às demais autoridades que moderem suas declarações, informou a imprensa do país.

O primeiro-ministro paquistanês, Yousuf Raza Gillani, condenou o ataque e disse que este tipo de "ato de violência covarde não vai minar o compromisso do povo do Paquistão de acabar com o terrorismo".

A cidade de Lahore, com mais de 7 milhões de habitantes, é considerada a capital cultural e intelectual do país. Trata-se de uma região menos conflituosa que o noroeste paquistanês, mas nos últimos anos foi palco de muitos ataques.

No último dia 8, um suicida matou pelo menos 13 pessoas em um atentado contra escritórios de uma agência de segurança em Lahore.

Mais de 12 mil pessoas morreram em 2009 em fatos violentos no país, cerca de um quarto delas em atentados terroristas, segundo relatório do Instituto Paquistanês de Estudos de Paz.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,40
    3,181
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    2,01
    70.011,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host