UOL Notícias Notícias
 

12/03/2010 - 00h17

Justiça brasileira publica primeira sentença no caso Air France

São Paulo, 11 mar (EFE).- A Justiça do Rio publicou hoje a primeira pena ditada no Brasil contra a Air France pelo acidente do voo entre a capital carioca e Paris, que causou a morte de 228 pessoas no dia 1º de junho do ano passado.

O juiz Mauro Nicolau, da Sala 48ª Vara Cível do Rio, condenou em primeira instância a companhia a pagar mais de R$ 2 milhões à família da procuradora do estado Marcelle Lima, uma das vítimas do acidente.

A empresa pode recorrer da sentença, que determina que a Air France deve pagar uma pensão mensal aos pais da procuradora, já que eles dependiam economicamente da vítima. Além disso, os dois irmãos vão receber cerca de R$ 500 mil em indenização por danos morais.

A resolução judicial fala de "conduta negligente" por parte da companhia e acrescenta que "a situação se agrava, pois o acidente foi a maior tragédia da aviação civil do país e uma das maiores do mundo".

Marcelle, que tinha 41 anos no dia do acidente, viajava acompanhada de seu parceiro, Marcelo Gomes, e seu corpo não foi encontrado.

"A dor dos familiares ainda se multiplica pela impossibilidade de chorar, velar e sepultar seu ente querido, o que mantém aberta uma ferida para toda a vida", diz o texto da sentença.

O avião, um Airbus A330 da Air France, caiu no oceano Atlântico quando cobria a rota entre aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, e Paris em um acidente de causas ainda desconhecidas, principalmente por que a caixa-preta do aparelho não foi encontrada.

Segundo o Organismo de Investigação de Acidentes da França (BEA, na sigla em francês), a aeronave não sofreu despressurização durante o voo e "provavelmente" estava inteira antes do impacto com a superfície marinha.

Além disso, o BEA pôs em dúvida a confiabilidade dos sensores Pitot, destinados a medir a velocidade dos aviões.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host