UOL Notícias Notícias
 

14/03/2010 - 10h37

Governo britânico proporá fim da Câmara dos Lordes

Londres, 14 mar (EFE).- O Governo Gordon Brown vai propor antes das eleições britânicas, que devem ser realizadas até junho, o fim da Câmara dos Lordes, cujos membros não são escolhidos pelo voto popular.

Os jornais britânicos "The Sunday Times" e "The Sunday Telegraph" informam hoje que o ministro da Justiça, Jack Straw, divulgará em breve a iniciativa, que, se for adiante, representará a maior mudança das últimas décadas no sistema político do Reino Unido.

Com a proximidade das eleições, trata-se também de uma manobra política dos trabalhistas, que, segundo as pesquisas, não partem como favoritos. A maior parte dos britânicos aprova a eliminação dos privilégios dos membros do partido.

A Câmara dos Lordes é composta por pares do reino (cargos hereditários), pares vitalícios (cargos criados pela rainha em agradecimento aos que fizeram algum serviço público destacado) e pares espirituais, que são os arcebispos de Canterbury e York, os bispos de Londres, Durham e Winchester, assim como outros 20 bispos da Igreja da Inglaterra.

A supressão da câmara é rejeitada pelos altos membros do Partido Conservador, partidários de manter essa tradição da democracia britânica. Os estrategistas trabalhistas acreditam que, com um debate sobre o tema, será possível apresentar os "tories" como comprometidos com os velhos privilégios.

A classe política britânica atravessa o pior momento de credibilidade em muitas décadas, depois que, no ano passado, veio à tona o escândalo de abuso de gastos por parlamentares.

A proposta de Straw, segundo os jornais, é criar uma câmara alta composta por 300 membros (hoje há 704). Já a Câmara dos Comuns (baixa) e em parte renovável a cada cinco anos, teria um sistema parecido com o do Senado dos Estados Unidos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h20

    0,10
    3,269
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h21

    -0,57
    63.721,68
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host