UOL Notícias Notícias
 
15/03/2010 - 08h16 / Atualizada 26/05/2010 - 21h36

Polícias apreendem 7 toneladas de cocaína procedentes da América do Sul

Redação Central, 15 mar (EFE).- Um carregamento de 6,9 toneladas de cocaína foi apreendido na Europa em uma operação policial que desarticulou uma quadrilha internacional que traficava grandes quantidades da droga procedentes da América do Sul.

Na operação, batizada de "Melissa" e que contou com a participação da Guarda Civil da Espanha, foram detidas 30 pessoas de diversas nacionalidades.

As polícias da Alemanha, Bélgica, Equador, Estados Unidos, Estônia, Holanda, Islândia, Israel, Letônia, Síria e Ucrânia também ajudaram na apreensão, coordenada pela Europol e o Eurojust, órgão da UE para a cooperação judicial Além das 7,1 toneladas de cocaína, foram apreendidas 155 mil comprimidos de ecstasy, 1,6 quilo de heroína e outras substâncias entorpecentes.

A Guarda Civil espanhola investigava, desde 2007, os vínculos de espanhóis com uma quadrilha internacional com ramificações em vários países da UE, principalmente na Letônia, na Bélgica e na Holanda.

Os investigadores suspeitavam que a costa espanhola poderia estar sendo usada pelos traficantes como porta de entrada da droga na Europa.

As autoridades do país passaram a controlar os movimentos de um veleiro que, além de percorrer o litoral africano e outros pontos do Atlântico, várias vezes contatava navios maiores, que eram os encarregados de transportar a cocaína da América do Sul.

Na operação que levou à desarticulação da quadrilha, os agentes interceptaram dois navios, que, juntos, transportavam em 5,7 toneladas de cocaína.

A Polícia também descobriu que um novo carregamento da droga partiria do Equador com o destino à Europa. Depois de avisadas, as autoridades daquele país apreenderam 1,2 tonelada de cocaína dissolvida em barris de melaço.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host