UOL Notícias Notícias
 

16/03/2010 - 13h41

Piratas somalis libertam embarcação com 28 tripulantes norte-coreanos

Nairóbi, 16 mar (EFE).- Piratas somalis libertaram hoje a embarcação-tanque Theresa VIII, que haviam sequestrado em 16 de novembro com 28 tripulantes norte-coreanos, confirmaram diversas fontes.

O navio contava originalmente com 29 tripulantes, mas o capitão morreu baleado durante o sequestro, informou em comunicado a organização ambientalista Ecoterra, com sede em Nairóbi, dedicada à vigilância da navegação e pesca no Oceano Índico.

"Observadores locais confirmaram que, após a entrega de um resgate hoje de manhã, o último pirata abandonou o navio esta tarde e o cargueiro já navega livre", indica a Ecoterra em comunicado.

A força naval da União Europeia EU NAVFOR Atalanta e o Programa de Assistência Marítima (PAM) da África Oriental, com sede no porto queniano de Mombaça, também confirmaram a libertação.

O navio é de propriedade de uma empresa registrada nas Ilhas Virgens e navega com bandeira da República de Kiribati, embora segundo a EU NAVFOR é de propriedade norte-coreana.

Pelo menos nove navios e 136 tripulantes ainda são reféns de piratas somalis. Segundo a Ecoterra, ao longo desse ano, foram registrados 27 ataques piratas e sete sequestros.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host