UOL Notícias Notícias
 
16/03/2010 - 01h27 / Atualizada 26/05/2010 - 22h03

Tailandeses protestam contra o Governo pelo terceiro dia seguido


Em Bancoc (Tailândia)

Dezenas de milhares de tailandeses voltaram a se manifestar nesta terça-feira, em Bangcoc, terceiro dia consecutivo de movimentos para exigir a convocação de eleições, depois que o Governo se manteve firme perante suas ameaças até segunda-feira.

As 24 horas que os opositores deram ao Governo do primeiro-ministro Abhisit Vejjajiva terminaram às 2h (de Brasília) de segunda-feira, e agora o país vive momentos de tensão esperando o próximo movimento dos "camisas vermelhas".

Cerca de 50 mil militares e policiais vigiam a mobilização, organizada pelo grupo Frente Unida para a Democracia e contra a Ditadura, com ordens de evitar o uso da força.

Os seguidores do grupo propuseram recolher mil litros de sangue de seus seguidores para atirar contra o palácio governamental nesta tarde.

Assim, os seguidores do ex-primeiro-ministro deposto e exilado, Thaksin Shinawatra, querem tingir de vermelho - que lhes caracteriza - as dependências governamentais enquanto demonstram que estão dispostos a dar seu próprio sangue.

Os "camisas vermelhas" formaram na segunda-feira uma passeata que cobria avenidas e as principais ruas da capital, até o quartel-general do primeiro-ministro, que recebeu ameaças para renunciar.

Vejjajiva não cedeu às ameaças, e abandonou o edifício em um helicóptero. Os manifestantes, então, decidiram retornar ao acampamento base do protesto, instalado em uma das principais avenidas de Bangcoc, próxima ao antigo palácio real.

Shinawatra, condenado à revelia em 2008 a dois anos de prisão por um delito de corrupção, dirige o protesto do exílio, em um país que a imprensa tailandesa especulava que poderia ser Alemanha, Camboja, Montenegro ou outro.

Os dirigentes da Frente Unida não conseguiram reunir o milhão de pessoas que esperavam, nem sequer o meio milhão que tinham garantido como participação mínima, mas tiveram sob seu controle mais de 100 mil pessoas.

 

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host