UOL Notícias Notícias
 

17/03/2010 - 09h13

Papa anuncia em carta medidas sobre escândalo de pedofilia a fiéis da Irlanda no dia de São Patrício

No Vaticano
  • Papa Bento 16 durante celebração na catedral de São Pedro, no Vaticano

    Papa Bento 16 durante celebração na catedral de São Pedro, no Vaticano

Atualizada às 11h25

O papa Bento 16 anunciou hoje (17) que, em 19 de março, assinará e enviará a carta que prometeu aos fiéis católicos irlandeses, na qual indicará "claramente" as iniciativas adotadas para fazer frente aos inúmeros casos de abusos sexuais de padres irlandeses contra crianças.

O anúncio foi feito diante de milhares de pessoas que foram à Praça de São Pedro do Vaticano para a audiência pública das quartas-feiras.

O pontífice lembrou que hoje é dia de São Patrício, padroeiro da Irlanda, e que gostaria de saudar de forma "muito especial" os fiéis e peregrinos desse país, cuja Igreja "se viu gravemente afetada pelos casos de abuso contra crianças".

"Como mostra da minha profunda preocupação, escrevi uma carta pastoral sobre esta dolorosa situação. Irei assiná-la no dia de São José e a enviarei imediatamente depois. Peço a todos que a leiam com o coração aberto e espírito de fé", declarou o papa.

Bento 16 acrescentou que sua "esperança" é que a carta "ajude no processo de arrependimento, cura e renovação".

Cardeal irlandês pede perdão

O primaz da Igreja Católica irlandesa, o cardeal Sean Brady, pediu perdão hoje por ter escondido os abusos contra menores cometidos por um padre pedófilo nos anos 1970.

O primaz participou em 1975 de uma reunião em que se pediu que as duas crianças sexualmente abusadas pelo padre Brendan Smyth fizesem voto de silêncio. "Esta semana, me vi confrontado com um episódio doloroso do meu passado. Ouvi a reação das pessoas a respeito do meu trabalho e de fatos ocorridos há 35 anos", afirmou o cardeal.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host