UOL Notícias Notícias
 

17/03/2010 - 03h52

Manifestantes jogam sangue na casa do primeiro-ministro tailandês

Bangcoc, 17 mar (EFE).- Milhares de manifestantes conseguiram romper o cordão policial montado em torno da casa do primeiro-ministro da Tailândia, Abhisit Vejjaviva, e jogaram na entrada dezenas de litros de sangue previamente retirado de voluntários.

Após várias horas de pressão, as centenas de policiais que vigiam a casa, com quatro veículos à entrada, foram obrigados a abrir passagem aos manifestantes, que colocaram o sangue diretamente na porta ou dentro de bolsas de plástico arremessadas, segundo pôde comprovar a agência Efe.

Depois de perto de meia hora, os líderes do protesto se retiraram e o cordão policial voltou a ser formado, sem que os policiais e os membros do Exército no local tivessem recorrido à violência.

Os "camisas vermelhas", que cortaram o tráfico na avenida Sukhumvit, a principal via de Bangcoc, para chegar às imediações da casa do primeiro-ministro, seguem nas imediações do imóvel, mas os líderes deixaram de gritar palavras de ordem.

Bangcoc vive seu quarto dia de mobilizações andarilhas dos seguidores ex-líder tailandês deposto, Thaksin Shinawatra, para forçar o Governo a convocar eleições antecipadas, mas Vejjajiva segue sem ceder à pressão.

Ontem, os manifestantes já tinham protestado com sangue, desta vez em frente à sede do Parlamento. Cerca de 20 mil voluntários aceitaram participar da coleta, longe dos 100 mil doadores previstos. A ação foi criticada pelo próprio Shinawatra.

A manifestação atual é a maior manifestação dos "camisas vermelhas" desde abril 2009, quando os protestos deixaram dois mortos, 102 feridos, e a declaração de estado de exceção em Bangcoc e cinco províncias vizinhas.

A Tailândia atravessa uma profunda crise política desde o golpe de Estado de 2006, que derrubou Shinawatra, exilado e foragido da justiça tailandesa, que recentemente confiscou metade de seu patrimônio por ter origem ilícita.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,40
    3,181
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    2,01
    70.011,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host