UOL Notícias Notícias
 

18/03/2010 - 13h38

Ban visitará Gaza e Israel no fim de semana

Jerusalém, 18 mar (EFE).- O secretário-geral da ONU, o sul-coreano Ban Ki-moon, visitará Israel e os territórios palestinos ocupados neste fim de semana e aproveitará a ocasião para dar um impulso ao estagnado processo de paz.

Durante a visita, que começa no sábado e se estenderá até domingo, a expectativa é que o diplomata se encontre com os principais líderes palestinos e israelenses.

Ban deverá se reunir com o primeiro-ministro da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Salam Fayyad, e com o presidente e o chefe de Governo israelense, Shimon Peres e Benjamin Netanyahu, respectivamente.

No domingo, Ban irá a Gaza, onde se reunirá com representantes das distintas agências da ONU no território palestino e visitará projetos humanitários de reconstrução.

O secretário-geral da ONU não deve encontrar nenhuma das autoridades do Hamas, que governa a Faixa de Gaza desde que o grupo assumiu o controle da região à força em junho de 2007.

Ele já visitou a faixa em janeiro de 2009 para avaliar a destruição provocada pela operação militar israelense que, em 22 dias, causou a morte de 13 soldados israelenses e mais de 1,4 mil palestinos, em sua maioria civis.

A nova viagem de Ban à região acontece após Israel anunciar a construção de 1,6 mil casas na parte oriental de Jerusalém (ocupada na Guerra dos Seis Dias em 1967). A ação bloqueou a iniciativa dos Estados Unidos de lançar, sob sua mediação, um processo de negociações indiretas entre palestinos e israelenses.

A decisão israelense também gerou a pior crise diplomática entre os Estados Unidos e Israel em décadas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host