UOL Notícias Notícias
 

18/03/2010 - 13h02

Foguete lançado de Gaza mata imigrante tailandês em Israel

(atualiza com reação de Israel).

Jerusalém, 18 mar (EFE).- Um foguete lançado da Faixa de Gaza matou hoje um imigrante tailandês que trabalhava em um kibutz no norte do deserto do Neguev, em território israelense.

Horas depois do ocorrido, o Estado judeu já prometia que a resposta será "dura".

"O limite foi ultrapassado", alertou o vice-ministro da Defesa de Israel, Matan Vilnai, após lembrar que este é o primeiro ataque com vítimas desde o final da ofensiva militar "Chumbo Fundido", ocorrida entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009, que deixou 1.400 palestinos mortos na Faixa de Gaza.

A autoria do ataque foi reivindicada pelas Brigadas de Ansar al-Sunna, um dos grupos salafistas combatidos pelo Hamas, que governa a Faixa.

Porém, Vilnai responsabilizou o movimento islamita pelo fato de o ataque ter saído de território sob seu controle e disse que a resposta será "dura".

O ataque coincide com a visita a Gaza da alta representante de Política Externa e Segurança Comum da União Europeia (UE), Catherine Ashton, que faz sua primeira viagem à região desde que assumiu o cargo, em dezembro.

Ashton cruzou nesta manhã a passagem fronteiriça de Erez, em Israel. Escoltada por carros de grupos humanitários, a diplomata foi recebida por funcionários da ONU já na Faixa de Gaza.

A agenda de trabalho de Ashton inclui encontros com funcionários e voluntários, que tentarão informar como está a situação humanitária em Gaza 14 meses após a ofensiva militar israelense na virada de 2008 para 2009.

Durante sua estadia na Faixa de Gaza, Ashton não se encontrará com dirigentes do Governo do Hamas, o qual a UE não reconhece.

No começo da manhã, antes de ir para Gaza, a britânica se reuniu em Jerusalém com o presidente israelense, Shimon Peres, a quem disse que, com sua viagem, "busca apoiar os esforços de paz" liderados pelos Estados Unidos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host