UOL Notícias Notícias
 

18/03/2010 - 00h58

Pilotos brasileiros receberão coordenadas do local onde estão reféns das Farc

Bogotá, 17 mar (EFE).- O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) disse hoje que as coordenadas do lugar onde serão libertados dois reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) só serão entregues aos pilotos dos helicópteros do Brasil que vão fazer o resgate.

"Um envelope selado, em terra, estará à disposição do CICV com as coordenadas" para a entrega dos soldados Pablo Emilio Moncayo e Josué Daniel Calvo, assim como a entrega dos restos mortais do policial Julián Guevara, segundo comunicado.

A informação, que vale inclusive em caso de "uma eventual emergência, será entregue exclusivamente aos pilotos do helicóptero brasileiro, que vão lidar com a situação", segundo o CICV, que garante que "não compartilhará a informação com nenhuma outra pessoa ou instituição".

O CICV aguarda, além disso, o "sinal verde" para que os helicópteros deixem o Brasil até o aeroporto indicado na Colômbia. O alto comissário colombiano para a paz, Frank Pearl, porém, assegurou que os helicópteros já estão em seu país.

Segundo Pearl, "neste momento os helicópteros estão em um ponto próximo à fronteira com o Brasil", à espera de informações sobre o lugar exato da libertação.

Os dados devem ser enviados pelas Farc através da senadora Piedad Córdoba, mediadora das negociações, e o CICV.

"Assim que tivermos a certeza, os helicópteros levarão entre 24 e 36 horas para chegarem a um dos aeroportos, e a partir daí começará a operação", acrescentou Pearl.

O comissário acredita que os processos de resgate terminarão "antes do fim de semana", e na próxima segunda-feira as entregas serão concluídas.

As Farc anunciaram em abril do ano passado que libertariam Moncayo, o refém mais antigo em seu poder (desde dezembro de 1997), e Calvo, sequestrado poucos dias antes do anúncio, além da entrega dos restos de Guevara, morto em cativeiro.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h29

    -0,55
    3,127
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h30

    -0,38
    75.319,61
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host