UOL Notícias Notícias
 

19/03/2010 - 17h40

Hillary diz que "valeu a pena" rigor com Israel

Londres, 19 mar (EFE).- A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, disse hoje à rede "BBC" que "valeu a pena" ter mostrado maior rigor com Israel e que isso está dando resultados, pois agora se tornou mais provável um retorno às negociações para tratar sobre o processo de paz com os palestinos.

A secretária de Estado afirmou que esperava ver no futuro imediato um reatamento das relações indiretas, que eventualmente conduziriam a conversas diretas.

Questionada pela emissora britânica foi arriscado demais elevar o tom com Israel, Hillary respondeu: "Acho que vamos ver uma retomada das negociações, e isso significa que valeu a pena, porque esse é nosso objetivo.

O Quarteto de Mediadores para o Oriente Médio (Estados Unidos, União Europeia, ONU e Rússia) defendeu hoje o início de negociações indiretas entre israelenses e palestinos que conduzam em um prazo de 24 meses à criação de um "Estado palestino democrático que viva em paz com Israel", e pediu a Israel o fim da expansão dos assentamentos judaicos.

"O Quarteto (de Madri) pede ao Governo de Israel o congelamento de todas as atividades de construção de assentamentos e o desmantelamento de todos os assentamentos desde março de 2001 e o não-despejo de pessoas em Jerusalém Oriental", afirma a declaração adotada hoje pelo Quarteto em Moscou.

O documento foi lido em entrevista coletiva ao término da reunião dos Mediadores pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

O Quarteto condenou a decisão do Governo de Israel de construir novas casas no setor árabe de Jerusalém e fez um pedido a ambas as partes para "manter a calma", evitar "ações provocadoras" e deixar de lado a "retórica incendiária".

O Governo israelense anunciou na semana passada planos de construir 1,6 mil casas em Jerusalém Oriental, decisão que afetou as perspectivas de reatamento do diálogo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,95
    3,157
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host