UOL Notícias Notícias
 

19/03/2010 - 15h11

Sérvia boicotará conferência balcânica devido à presença de Kosovo

Belgrado, 19 mar (EFE).- A Sérvia não estará presente amanhã na conferência balcânica que pretendia reunir todos os países da ex-Iugoslávia, da Albânia e da União Europeia, em protesto contra a participação do Kosovo no encontro.

O escritório de imprensa do presidente sérvio, Boris Tadic, confirmou hoje a ausência do líder na reunião de Brdo (Eslovênia). Tadic tinha insistido nos últimos dias que não aceitaria que Kosovo participasse da reunião na condição de país soberano.

Belgrado tinha exigido que Kosovo comparecesse ao evento representado "conforme a Resolução 1244 do Conselho de Segurança" ou como "Unmik-Kosovo", em referência ao nome da missão da ONU na ex-província sérvia.

"Infelizmente, os organizadores não puderam organizar a conferência de acordo com esses princípios e isso torna impossível a presença do presidente sérvio em Brdo", indicou o escritório de comunicação de Tadic.

Belgrado quer evitar que a presença do primeiro-ministro kosovar, Hashim Thaçi, na reunião possa ser interpretada como um reconhecimento de fato da soberania da ex-província sérvia, que há dois anos declarou sua independência de forma unilateral.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host