UOL Notícias Notícias
 

20/03/2010 - 11h03

Igreja Católica irlandesa agradece ao papa por carta sobre abusos

Dublin, 20 mar (EFE).- O primaz da Igreja Católica irlandesa, o cardeal Sean Brady, agradeceu hoje "profundamente" ao papa Bento XVI por sua carta pastoral aos irlandeses, na qual fala dos abusos sexuais contra menores cometidos por padres neste país.

"Celebro a publicação desta carta. Estou profundamente agradecido ao Santo Padre por sua enorme preocupação e amabilidade", disse o prelado após uma missa em Armagh, na Irlanda do Norte.

"É evidente, pela carta, que o papa Bento XVI está profundamente consternado com o que descreve como 'atos criminosos e pecaminosos' e pela maneira como as autoridades da Igreja na Irlanda os abordaram", acrescentou Brady.

O cardeal pediu aos fiéis que estudem com "atenção" o conteúdo da carta, que amanhã vai ser lida em todas as missas rezadas no país.

O próprio Brady, no começo desta semana, se viu obrigado a pedir perdão por ter escondido os abusos contra menores cometidos por um padre pedófilo nos anos 1970.

Já o arcebispo de Dublin, Diarmuid Martin, um dos religiosos que mais critica a atuação da Igreja, disse hoje que a carta papal constitui "um passo a mais no processo de regeneração e cura".

"Celebro as palavras de desculpas do papa e seu reconhecimento do sofrimento e do sentimento de traição experimentado pelos sobreviventes. O papa reconhece os fracassos das autoridades da Igreja na hora de abordar estes atos criminosos e pecaminosos", destacou Martin.

Em sua epístola, publicada hoje pelo Vaticano, Bento XVI também ordenou uma inspeção nas dioceses e seminários irlandeses implicados nos casos de pedofilia e afirmou que os sacerdotes pedófilos responderão pelos crimes que cometeram "perante Deus e os tribunais".

O pontífice também acusou os bispos irlandeses de não terem sabido conduzir os casos denunciados e disse que eles precisam admitir que cometeram graves erros de julgamento e decisão.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host